Nos últimos anos, devido aos problemas ambientais e importância da preservação, a preocupação das pessoas em relação a sustentabilidade vem aumentando, o que é percebido nos modos de consumo e comportamentos, o que inclui o turismo.

Alguns destinos são destaques especiais para quem deseja curtir viagens sustentáveis, mas também qualquer roteiro pode ter esses princípios norteadores. Nesse post, os dois fatores serão destacados.

Inicialmente, é válido ressaltar que o termo sustentabilidade engloba não somente o meio ambiente em si, mas o desenvolvimento sustentável no geral, considerando tudo o que produzimos, consumimos e descartamos em nosso dia-a-dia. Sendo assim, no turismo, essa ideia é difundida como turismo responsável ou turismo consciente.

No que refere aos destinos sustentáveis, há belíssimas opções, com experiências ímpares e que promovem práticas conscientes. Alguns deles são:

  • Costa Rica: com riqueza em biodiversidade, florestas tropicais exuberantes, reservas naturais e variedade de atividades ao ar livre, o país possui 26% do seu território protegido por leis ambientais. Ao explorar os espaços, os visitantes apoiar práticas sustentáveis de turismo.
  • Vancouver – Canadá: cidade cosmopolita que possui grande compromisso com a sustentabilidade, com transporte público eficiente, espaços verdes urbanos, práticas de construção sustentável e gastronomia centrada em ingredientes locais.
  • Copenhague – Dinamarca: cidade líder em sustentabilidade e exemplo inspirador de planejamento urbano para bicicletas e pedestres, além de transporte público e eficiente. A experiência urbana, além de sustentável, é muito agradável.

  • Estocolmo – Suécia: possui compromisso sério com a sustentabilidade, com transporte público eficiente e sustentável, em que os visitantes podem explorar seus parques ecológicos e desfrutar de boa culinária, realizada com ingredientes orgânicos e locais.
  • Jalapão – Tocantins: é um paraíso com muitas belezas naturais, possui dunas, rios, cachoeiras e muito mais! A cultura e o meio ambiente são valorizados por todos envolvidos no turismo no local.
  • Ilha Grande – Rio de Janeiro: um destino sustentável com praias paradisíacas e trilhas ecológicas, além de opções de hospedagem e alimentação sustentáveis. Importante dizer que a ilha proíbe o transporte de carros.

Por sua vez, abaixo serão apresentadas algumas práticas sustentáveis simples e iniciais, que podem ser utilizadas em sua próxima viagem, caso não as pratique atualmente.

  • Faça uma limpeza na cozinha e retire alimentos que podem estragar no período em que estiver fora;
  • Arrume suas malas de forma inteligente, evitando peso e lixo desnecessários;
  • Imprima somente o que for realmente imprescindível e evite o desperdício de papel;
  • Não desperdice água, alimentos e outros recursos;
  • Reduza a utilização de plásticos, o que pode ser feito de diversas formas: carregue com você sua garrafa com água e a reabasteça; na sua necessaire, dê preferência para produtos sólidos e embalagens recicláveis; evite pegar sacolas plásticas e ande com mochilas e ecobags;
  • Faça compras conscientes, e sempre que possível, contribua com os pequenos produtores e negócios locais;
  • Caso não tenha lixeiras próximas, guarde seu lixo com você e descarte quando for possível. Além disso, se atente ao funcionamento da coleta de lixo local e siga corretamente;
  • Respeite as regras de preservação dos locais que visitar, como por exemplo: não tirar fotos com flashes, não pisar na grama, não alimentar os animais e assim por diante;
  • Não retire itens da natureza, como conchas, pedras, ou qualquer outro item que fizer parte do ambiente;
  • De acordo com as possibilidades e distâncias que for percorrer, utilize de transportes que sejam menos poluentes, como transporte público, bicicleta e afins.

Sobre as práticas, você já conhece e/ou é adepto a algumas delas? Lembrando que são pequenas ações, mas que todo cuidado é bem-vindo, e no conjunto, geram grandes impactos!

Compartilhe
Deixe seu Comentário