Ao falar do Brasil, automaticamente remetemos à diversidade! Seja ela na história, cultura, culinária ou em vários outros sentidos! Pensando nisso e também na pluralidade de preferência dos viajantes, são muitas as vantagens para quem passeia pelo nosso país, algumas delas são:

  • Muitas paisagens e belezas naturais;
  • Menos burocracias ao viajar, sem necessidade de fazer troca de moeda, ou providenciar documentos como visto e passaporte;
  • Destinos e climas diferentes, em que há opções de locais ideais a serem visitados o ano todo;
  • Possibilidade de locais próximos, com fácil e rápido acesso;
  • Qualidade no turismo, com excelentes opções de hotéis e atrações.

Dito isso, apresentaremos abaixo algumas sugestões para você ficar de olho, pois pode ser sua próxima viagem!

Nesse post você encontrará informações sobre os destinos: Caldas Novas, Lençóis Maranhenses, Fernando de Noronha, Chapada Diamantina, Chapada dos Guimarães, Pantanal, Serras de Minas Gerais, Cidades históricas de Minas Gerais, Sul do Brasil e Bonito.

Além disso, algumas atrações: Parintins no Amazonas, Vesperatas de Diamantina e Forró no Nordeste.

Caldas Novas

Muito conhecida pelas piscinas hidrotermais (águas que brotam naturalmente em temperaturas maiores que 35ºC), a Cidade de Caldas Novas fica localizada no Estado de Goiás, e é um dos destinos mais procurados no Centro-Oeste do Brasil.

Apesar de ser famosa pelas piscinas, na cidade é possível encontrar muito mais atrativos, como uma culinária deliciosa e belezas naturais surpreendentes. Alguns passeios para serem feitos são: Lago Corumbá, Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, Lagoa Quente de Pirapitinga e parques aquáticos no geral, que possuem excelente estrutura.

Destino tranquilo, ótimo para renovar as energias!

Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fica na cidade de Barreirinhas, no estado do Maranhão. É um deserto com cerca de 70 km de litoral e área total de 155 mil hectares.

Os chamados Lençóis Maranhenses são formados a partir das quedas de chuvas, que acontecem no primeiro semestre do ano. Desta forma, a alta temporada das lagoas é em julho e agosto, começando a secar em setembro (vale lembrar que não é uma regra e os períodos podem variar). Por isso, antes de visitar os Lençóis, é melhor conferir como estão as lagoas, as informações ficam disponíveis neste site.

Além das belas paisagens, com diversidade de fauna e flora, a vida noturna na região é bastante agitada, com opções interessantes de bares, restaurantes e baladas - se tornando assim, uma viagem que agrada a diferentes públicos.

Vale dizer que é uma região que faz calor o ano todo, então se prepare para altas temperaturas!

Fernando de Noronha

Destino clássico quando se fala de viagem pelo Brasil, o arquipélago de Fernando de Noronha fica localizado no estado de Pernambuco. Muito se é dito das paisagens do lugar, o que merece de fato toda a fama que tem! Não é à toa que possui uma praia que já foi eleita algumas vezes como a mais bonita do mundo, a conhecida Baía do Sancho.

Para quem deseja mergulhar e ver o fundo do mar, é uma opção incrível, tanto para amadores, quanto para profissionais. Nos mergulhos, é possível ver a diversidade da vida marinha.

Outros pontos fortes da região são: gastronomia e pessoas. A gastronomia é um ponto chamativo pela qualidade e opções para todos os gostos e bolsos. Por sua vez, as pessoas no geral, se destacam pela simpatia e histórias que carregam. Se você gosta de conhecer novas pessoas e boas histórias, sem dúvidas esse é um destino interessante!

Chapada Diamantina

Localizada na Bahia, a Chapada Diamantina é um destino inesquecível, e quem conhece se apaixona imediatamente! Inicialmente, chama muito a atenção pelas belezas naturais, que são de tirar o fôlego: montanhas, cânions, cachoeiras, piscinas naturais, poços, rios e cavernas. Entretanto, a Chapada Diamantina ainda vai além dessas atrações! É um lugar grandioso e mágico, o que explica a quantidade de turistas que atrai anualmente.

No que refere ao público da Chapada Diamantina, é possível dizer que há espaço para pessoas variadas, mas principalmente para aquelas que são fãs de ecoturismo e turismo de aventura, pois há muitas atividades para essas pessoas.

Não há um período correto para a visitação, mas é bom dizer que em época de chuva as cachoeiras ficam mais bonitas e o Parque mais verde. Entretanto, no período de seca, as trilhas ficam mais fáceis.

Além disso, alguns lugares para visitar na Chapada são: Cidade de Lençóis, Morro do Pai Inácio, Gruta Torrinha, Gruta Lapa Doce, Gruta da Pratinha, Cachoeira Poço do Diabo, Cachoeira dos Mosquitos, Poço Azul, Poço Encantado, Cachoeira da Fumaça, Vale do Capão.

Chapada dos Guimarães

Outra opção muito atrativa para as pessoas que se interessam pelo ecoturismo (seja para aventuras ou apenas admirar a natureza) é a Chapada dos Guimarães, localizada no Estado do Mato Grosso, região Centro-Oeste do Brasil.

O ponto turístico mais conhecido é o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães - um local que possui diversas atrações, dentro dos mais de 30 mil hectares de extensão existentes. Algumas delas são: mirantes, paredões, vales, rios, cachoeiras e outras. Entretanto, é importante saber que para acessar boa parte dos locais dentro do parque é necessário estar acompanhado de um guia credenciado.

Sobre a melhor época para visitação, vale dizer que varia de acordo com o passeio que cada turista deseja fazer. Por isso, é interessante verificar como estará o clima no período desejado.

No geral, a cidade tem clima de interior, mas com uma excelente estrutura para os turistas, com serviços de boa qualidade e pessoas hospitaleiras. Quem conhece, fica com vontade de retornar em outras oportunidades!

Pantanal

Considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, localizado em parte do centro-oeste do Brasil, mas também com algumas partes no Paraguai e Uruguai, o Pantanal é um destino muito famoso com uma área de 230 mil km². As pessoas que o procuram, buscam encontrar a natureza e ver de perto algumas espécies de animais que não são encontradas em qualquer lugar, como capivaras, onças pintadas e jacarés.

Algumas das atrações mais famosas são o passeio a cavalo e o safári fotográfico - experiências únicas! É importante dizer que o planejamento é fundamental para quem deseja fazer essa viagem, pois para os passeios é necessário solicitar autorização previamente, algumas com prazo estipulado.

Para quem precisa de um incentivo para se desligar da correria do dia-a-dia e tomar um fôlego, é um lugar que proporciona essa sensação! São muitas surpresas que você encontrará, além de uma gastronomia rica e deliciosa.

Serras de Minas Gerais

Aqui em Minas Gerais, terra da Otur, encontramos diversas opções de serras para visitação. São belíssimas paisagens, e todas reúnem diversidade de fauna e flora. Algumas delas são:

  • Serra do Curral: localizada em Belo Horizonte, é uma das principais referências e oferece uma bela vista panorâmica da cidade;
  • Serra da Mantiqueira: com mais de 500 km de extensão, passando por Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, é uma das serras mais famosas do Brasil e oferece diversas opções de trilhas ecológicas, com muitas cachoeiras, plantas e animais;
  • Serra do Espinhaço: possui mais de 1.500 km de extensão, é considerada a maior cordilheira do Brasil e abrange diversas cidades de Minas Gerais. Tem esse nome porque se parece com uma espinha dorsal, é uma região com muita riqueza cultural e histórica e possui muitos atrativos turísticos;
  • Serra do Caraça: localizada no município de Catas Altas, é uma região de grande beleza natural e histórica, com grutas, trilhas e cachoeiras admiráveis.

Cidades históricas de Minas Gerais

Além das serras, Minas Gerais também abriga uma história riquíssima, com diversas cidades para visitação e aprofundamento de momentos significativos para a humanidade. Algumas delas para conhecer e verificar de perto são:

  • Ouro Preto: Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, é uma cidade que possui uma belíssima arquitetura, museus de temas variados, igrejas, eventos culturais famosos, se destaca pela hospitalidade e muito mais;
  • Tiradentes: localizada nas montanhas, é uma cidade muito bem preservada, charmosa e histórica. Ideal para quem deseja conhecer museus, ter contato com a natureza, degustar uma gastronomia deliciosa, andar de Maria Fumaça e ainda fazer um circuito religioso;
  • São João del-Rei: cidade histórica com mais de 300 anos localizada no coração de Minas Gerais, possui bonito centro histórico, vida noturna animada, museus variados, cachoeiras e belíssimas igrejas. Em São João Del-Rei também é possível fazer o tradicional passeio de Maria Fumaça;
  • Mariana: primeira capital de Minas Gerais e uma das cidades mais importantes do ciclo do ouro no Brasil, é uma cidade com uma rica história, preservada em suas praças, museus, igrejas e casarões antigos.

Sul do Brasil

Dentre as regiões brasileiras, o Sul é a que tem a menor extensão territorial, com apenas três estados: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde estão as cidades mais frias do país. Muitas pessoas buscam esses destinos pelas atrações existentes no período de baixas temperaturas, mas não se engane! No verão, as temperaturas podem ultrapassar 30ºC.

Há muito o que fazer no Sul do país, como por exemplo:

No Paraná há as famosas Cataratas do Iguaçu - um conjunto com 275 quedas que se estendem pelo Rio Iguaçu e impressionam pela beleza. Ainda no estado, a capital, Curitiba, é considerada com uma das melhores cidades dessa região para os turistas, pois nela há muitas opções de parques ruas e bairros elegantes, com belas obras arquitetônicas, teatros e mais! Além disso, é uma cidade muito organizada, que está entre as mais bonitas e mais desenvolvidas do país e também possui muita área verde.

Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, possui diversas opções de bares, restaurantes e casas noturnas. É uma cidade que se destaca pela receptividade e simpatia dos morados, assim como uma excelente infraestrutura para os turistas, com diversidade de programas para toda a família.

Ainda em Santa Catarina, localizado na cidade de Pena, há o Beto Carrero - o maior parque temático da América Latina. Local de fácil acesso por ficar próximo a três aeroportos (Florianópolis, Joinville e Navegantes), e conta com mais de 100 atrações para toda a família e idades distintas, que agrada desde as pessoas mais tranquilas até as mais aventureiras. O parque também chama a atenção pelos shows, e um dos mais famosos é o Excalibur, que retrata a história do Rei Arthur.

Algumas das atrações mais procuradas são: CowboyLand, Madagascar, Hot Wheels, Ilha dos Piratas, Mundo Animal, Terra da Fantasia e outros.

Há um outro ponto legal em se visitar o Beto Carrero: como o acesso e locomoção são fáceis, você pode conhecer as cidades da região com muita tranquilidade, e assim viver ainda mais experiências!

No Rio Grande do Sul, destacamos três cidade: Canela, Gramado e Vale dos Vinhedos.

Tocantins

Criado somente em 1989, o estado de Tocantins é o mais novo do Brasil - um destino famoso principalmente entre as pessoas que gostam de ecoturismo e turismo de aventura! Um estado que abriga diferentes vegetações: Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica.

Dentre tantos locais interessantes no estado, um dos mais belos que você pode conhecer é a cidade de Bonito (como o próprio nome já sugere rsrs). Possui uma natureza inexplicável e de tirar o fôlego, com grutas, lagoas, muita diversidade de fauna e flora. Importante dizer que para alguns passeios há um número limitado de vagas.

As pessoas de Bonito são conhecidas por serem hospitaleiras, comunicativas e com muito cuidado com o meio ambiente. Para a hospedagem, é possível encontrar locais que agradam a todos os públicos, de acordo com o que cada um busca para a viagem. Se você deseja se desligar da correria do dia-a-dia, sair da rotina e ainda aproveitar a natureza, essa é uma viagem ideal!

ATRAÇÕES:

Além dos locais para visitação, também existem atrações que valem a pena serem conferidas em nosso país. Algumas delas são:

Amazonas em Parintins

Localizada na ilha Tupinambarana, à margem direita do Rio Amazonas, na Floresta Amazônica, Parintins é uma cidade que possui o Festival Folclórico de Parintins (uma das festas populares brasileiras mais importantes), que acontece ao final de junho de cada ano.

Vesperatas de Diamantina

Um dos eventos musicais ao ar livre mais tradicionais do Brasil, que acontece no centro histórico de Diamantina. Conta com os músicos do 3º Batalhão da Polícia Militar e da Banda Sinfônica Mirím Prefeito Antônio de Carvalho Cruz, que tocam músicas da bossa-nova, samba e MPB. Acontece em diferentes datas do ano, e nos finais de semana em que ocorrem a Vesperata, há outras atrações na cidade. O evento é reconhecido como Patrimônio Cultural de Minas Gerais, reúne centenas de pessoas por vez e os músicos se apresentam nas sacadas dos casarões. No ano de 2023, as apresentações estão agendadas para acontecer entre os meses de abril e outubro.

Forró no Nordeste

Há uma canção que diz: "Todo brasileiro se amarra na folia, pois o Brasil foi batizado na Bahia!". Desta forma, é possível dizer que o forró retrata a realidade do povo, além de ser uma manifestação artística e um dos principais símbolos da cultura nordestina. Inicialmente, as letras das músicas abordavam os hábitos e costumes, mas com o tempo, as composições passaram a ter novos significados.

Sendo muito aproveitado pelo povo, no Nordeste há diversos locais em que se pode desfrutar de um belo forró, como em Caraíva na Bahia, que possui casas famosas como o Forró do Ouriço e o Forró do Pelé.

Quantas opções, não é mesmo?

O que achou da nossa seleção?

Esses são apenas alguns dos destinos do nosso país, há muito o que desbravar em terras brasileiras! Você já conhece e/ou tem vontade de conhecer algum desses lugares? Conta aqui pra gente! 🙂

Compartilhe
Deixe seu Comentário