Nos posts anteriores trouxemos algumas informações para as viagens, como o seguro e o visto. Continuando nos preparativos, agora vamos falar sobre as vacinas. Assim como a documentação, é importante verificar as informações de cada país no que refere a vacinação e o que é exigido.

Inicialmente, é válido dizer porque determinadas vacinas são obrigatórias para a entrada em alguns locais: é uma medida de segurança dos países ao receberem visitantes, principalmente aqueles que já possuem histórico de certas doenças, para que elas não se propaguem. Cada país é livre para decidir quais são as suas exigências, e a intenção não é proteger apenas os residentes, mas também os turistas. Para evitar situações desagradáveis, consulte sempre os canais oficiais para obter as informações necessárias.

Em um modo geral, as principais que costumam ser cobradas são:

  • Febre amarela (cobrada na maior parte dos países);
  • Febre tifoide;
  • Gripe;
  • Hepatite A;
  • Raiva;
  • Sarampo e Rubéola;
  • Difteria e Tétano.

A orientação principal do Ministério da Saúde é para que as pessoas mantenham a situação vacinal atualizada, e em caso de regularização para viagem, que as vacinas sejam tomadas com 6 a 8 semanas de antecedência, contando da data de partida.

Os brasileiros que precisam e desejam atualizar seu esquema vacinal devem procurar um posto de saúde, levar um documento de identificação, e se possível, o cartão de vacina.

CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO E PROFILAXIA – CIVP

A entrada de brasileiros em muitos países (consulte aqui) só é permitida após a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia – CIVP. Ao verificar, considere não apenas o país de destino, mas também os que fará escala e conexão.

Ele serve para comprovar que a pessoa tomou todas as vacinas necessárias antes de viajar, e mesmo que a carteira de vacinação esteja atualizada, é preciso apresentar este documento. Ele é emitido gratuitamente e não possui data de validade.

Clique aqui para acessar informações sobre a emissão do documento. Tenha em mente que é necessário um prazo de 10 dias úteis para a confecção do certificado.

Ainda no assunto da saúde, para além das vacinas, é importante falarmos sobre os cuidados com a saúde que devem ser mantidos em qualquer lugar, e a atenção redobrada em situações de viagem. Alguns lembretes:

  • Proteja-se do sol, evite exposição direta entre 10 e 16h;
  • Use protetor solar, com fator de proteção adequado;
  • Confira os locais em que for se hospedar e faça o uso de repelente quando necessário, para evitar picadas de insetos transmissores de vírus;
  • Nas refeições: atenção ao cuidado e preparo dos alimentos que for consumir. Lave as mãos e mantenha a higiene;
  • Faça a ingestão constante de líquidos, evitando assim, a desidratação.

Lembre-se sempre que o cuidado com a saúde é fundamental!

Agora que está ciente sobre as vacinas, confira sua situação, tenha uma preocupação a menos e aproveite a viagem!

Até o próximo post! 😊👋🏼

Compartilhe
Deixe seu Comentário