Olá, pessoal! Sejam bem-vindos(as) ao blog da Otur!

Quando falamos de viagem internacional, a Europa costuma ser um dos destinos mais cobiçados pelos brasileiros e devido à sua extensão pode causar muitas dúvidas, ainda que não seja a primeira experiência de ida ao continente.

Composto por 50 países, é um dos seis continentes do mundo e também conhecida como Velho Continente ou Velho Mundo. Devido a sua diversidade de atrações e pontos turísticos, agrada a diferentes públicos e tipos de viajantes.

São muitas as possibilidades, e nesse post vamos indicar as principais informações, para que possa se planejar e aproveitar da melhor forma possível. Em caso de dúvidas, fique à vontade para nos perguntar. Boa leitura! 😉👓

📄 Documentos

Uma das dúvidas mais recorrentes sobre a ida para a Europa é sobre a documentação. Para te auxiliar, vamos mostrar aqui quais os documentos você precisará apresentar. Se não tiver todos em mãos, é hora de providenciar. Não esqueça de se atentar aos prazos! Lembramos que nem todos serão necessariamente solicitados, mas caso sejam, você precisará apresentá-los. São eles:

  • Passagem de retorno;
  • Seguro viagem, com cobertura no valor mínimo de 30.000 (trinta mil) euros;
  • Comprovante de hospedagem (reserva de hotel ou carta-convite de um residente europeu que vá se hospedar na casa dele);
  • Comprovantes financeiros, que demonstrem que você possui condições econômicas para se manter na Europa durante o período da viagem. É importante se atentar ao valor diário de cada país, mas a média costuma ser de 60 (sessenta) euros por dia;
  • Até 2024, o visto não será necessário em todos os países. No próximo tópico vamos fornecer mais algumas informações, que influenciam diretamente nesta questão.

🏼 Acordo/Tratado de Schengen

Assinado em 14 de junho de 1985, é uma política de controle de fronteiras para regular a circulação das pessoas na Europa. Trata-se de um acordo em que não é necessário apresentar o passaporte para transitar entre os países que fazem parte dele. Os 26 países participantes do Acordo são:

  1. Alemanha
  2. Áustria
  3. Bélgica
  4. Dinamarca
  5. Eslováquia
  6. Eslovênia
  7. Espanha
  8. Estônia
  9. Finlândia
  10. França
  11. Grécia
  12. Hungria
  13. Islândia
  14. Itália
  15. Letônia
  16. Liechtenstein
  17. Lituânia
  18. Luxemburgo
  19. Malta
  20. Noruega
  21. Países Baixos
  22. Polônia
  23. Portugal
  24. República Tcheca
  25. Suécia
  26. Suíça

Atenção! Essas orientações são válidas para a circulação de turistas, por até 90 dias, depois que já está em um desses países. Caso precise ficar por mais dias, o prazo pode ser estendido, desde que seja apresentada uma justificativa adequada. Nem todos os motivos são considerados justos, e normalmente são acrescidas apenas algumas semanas a mais do período inicial, nunca um período muito extenso.

Para o livre acesso, os documentos necessários são:

  • Preenchimento de um formulário eletrônico;
  • Duas fotos;
  • Demais documentos necessários para entrar na Europa, listados anteriormente.

UPDATE! (março de 2023)

Essa informações valem até 2024. A partir do referido ano, brasileiros que desejam viajar para a Europa em um período de 90 dias (podendo se estender para até 180), precisarão apresentar uma permissão de viagem, o ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem).

É uma autorização eletrônica e o viajante deverá tê-la para visitar os países do Espaço Schengen, seja com o objetivo de turismo ou negócios. Esse parâmetro será adotado como medida de segurança, para identificar possíveis riscos e ameaças.

A autorização será emitida após preenchimento de um formulário, que solicitará algumas informações dos viajantes e estima-se que o ETIAS custará 7 euros, para pessoas que possuem acima de 18 anos.

O formulário será submetido de maneira online e a pessoa receberá a resposta por e-mail. Em caso de negativa, será possível recorrer ou ajustar o que for necessário e fazer nova tentativa.

Após a sua implementação, será necessário levar duas cópias da autorização, apresentar antes do embarque e carregar consigo durante toda a viagem.

Vale dizer que pessoas que já possuem o Visto Schengen, não precisam solicitar o ETIAS, mas é importante se atentar à data de validade do visto.

🚗 Transporte

Quando se está na Europa, é muito tranquilo viajar de um país para o outro. Isso acontece porque: facilidade nas fronteiras, os países estão a uma curta distância um do outro e o transporte público é muito eficiente, com muitos aeroportos e trens de boa qualidade!

Além das opções de transporte público, também há a opção de alugar um carro. Esse é um tipo de viagem que muitos turistas preferem devido à liberdade de se locomoverem quando e onde quiserem. Para contribuir com essa modalidade, as estradas são muito bonitas e de muita qualidade.

Atenção para alguns detalhes desses meios de transporte:

  • Nos trens, ainda que em algumas estações não possua cobrador ou catraca, é importante se atentar ao pagamento das passagens e guardar os tickets, para que não tenha problemas com a fiscalização;
  • Ao dirigir, tenha sempre o cuidado de verificar a legislação do país em que está, para que não tenha transtornos desnecessários.

💰 Dinheiro

O Euro é a moeda oficial da maioria dos países da União Europeia, mas em alguns países também podem ser utilizadas outras moedas, como: Libra Esterlina (Inglaterra), Coroa Sueca (Suécia) e Coroa Tcheca (República Tcheca).

Ao sair do Brasil, é mais indicado levar os euros que irá precisar, ou moedas como o Dólar ou a Libra. Com a desvalorização do real, fazer a troca em casas de câmbio costuma ser mais caro. Quando necessário, você conseguirá trocar facilmente pelas outras moedas utilizadas na Europa.

Algumas dicas para lidar com o dinheiro enquanto estiver viajando:

  • É sempre bom andar com dinheiro à mão, para o caso de alguns lugares não aceitarem outra forma de pagamento;
  • Caso não queira se preocupar com taxas posteriormente, dê preferência aos pagamentos realizados por débito;
  • Não esqueça de avisar ao seu banco/empresa do cartão de crédito que você viajará para o exterior, para evitar que seu cartão seja bloqueado e cause maiores transtornos.

Há muitas dúvidas também sobre os gastos que serão feitos na Europa, mas isso varia muito de acordo com o estilo do turista e da viagem. Outros fatores que impactam na hora de planejar os custos, são as variações do câmbio e da temporada.

🍽 Alimentação

Cada país possui a sua particularidade, esteja disponível para as possibilidades existentes. Para te dar água na boca, algumas comidas típicas são:

  • Alemanha: Brezel à uma espécie de pão, que a forma lembra biscoitos. Pode ser encontrado com cobertura doce e salgada;
  • Espanha: Paella à iguaria feita de arroz e frutos do mar, como polvo, lula, mexilhão e camarão;
  • Holanda: Stamppot à prato feito com purê de batata, com vários legumes e vegetais, servido com rookworst (salsicha defumada);
  • Itália: Pizza à famosa em diversas partes do mundo, a pizza na Itália merece uma maior atenção, especialmente a Margherita, que é uma das mais tradicionais;
  • Portugal: Bacalhau à Gomes de Sá à Bacalhau servido em pequenas lascas, feito com ovos e azeitona preta

Vale a pena experimentar e viver a gastronomia de cada lugar! ​

💬 Idioma

No continente Europeu há uma diversidade de idiomas falados, de acordo com as línguas oficiais dos países: português, espanhol, francês, italiano, inglês, alemão, russo, búlgaro, basco, húngaro, finlandês e outros.

Em muitos locais, você conseguirá se comunicar em inglês com certa facilidade, mas lembre-se que não é a língua principal. Uma dica interessante é aprender ao menos as principais palavras e expressões do idioma local, para utilizá-los antes de tentar se comunicar em inglês.

Clima

Um dos fatores determinantes na hora de escolher o período da viagem, é o clima no período desejado. O clima na Europa é predominantemente temperado, com variações de acordo com as estações e épocas do ano. As estações estão definidas da seguinte maneira:

  • Verão: junho até meados de setembro. Geralmente é um período com mais calor, com a possibilidade de alguns dias frescos.
  • Primavera: abril e maio. Possui o clima mais ameno.
  • Outono: final de setembro até dezembro. No Sul há a predominância do calor, e no Norte, o tempo está mais fresco. Sem neve ou chuva.
  • Inverno: dezembro. Dias frios, com chuva e neve em alguns locais.

De acordo com as considerações acima, é difícil dizer a melhor época para a viagem, pois varia de acordo com o desejo de cada um. Geralmente, os brasileiros preferem o verão ao inverno, mas o outono e a primavera também são épocas bem interessantes. Um ponto positivo é que são épocas de baixa temporada, então os preços podem estar melhores e os locais mais tranquilos.

Independente da estação escolhida, as paisagens são muito bonitas e com certeza a viagem será inesquecível!

📱 Telefone e internet

Vivemos em uma época que as pessoas estão sempre conectadas! Seja para postar nas redes sociais e compartilhar a viagem em tempo real, ou então para falar com as pessoas queridas e não as deixar sem notícias. Dessa forma, manter a conexão é uma preocupação que muitos possem antes de embarcar.

Então, para ter acesso à internet no celular enquanto estiver na Europa, há a opção de verificar com a sua operadora a possibilidade de fazer um plano internacional ou comprar um chip europeu, mas neste caso, é necessário que seu aparelho seja desbloqueado. Em algumas empresas, ainda há a possibilidade de comprar o chip com antecedência e receber em casa, no Brasil.

Dicas úteis

  • Gorjetas: em restaurantes, geralmente são dadas de 5% de acordo com o valor da conta, e 10% é uma gorjeta generosa. Para os serviços como porteiros e guias turísticos e outros, um euro por pessoa é o esperado, e dois euros são oferecidos quando o serviço se destaca;
  • Supermercados: diferentemente do Brasil que muitas pessoas escolhem o domingo para fazer compras, os supermercados da Europa não funcionam neste dia. Ao para pegar o carrinho nos estabelecimentos para fazer compras, quase em todas as vezes você terá que deixar uma moeda, com o intuito de desbloqueá-los;
  • Bagagem: tenha em mente que quanto mais leve for a sua bagagem, melhor será para carregar entre os destinos e você terá mais liberdade para se locomover. Ficar carregando malas muito pesadas pode acabar virando um transtorno desnecessário;
  • Remédios: leve alguns com você alguns remédios, que tenha o costume de utilizar. Muitos que compramos facilmente no Brasil, não são vendidos sem prescrição médica na Europa. Assim você poderá evitar que uma pequena dor de cabeça cause mais transtornos, por exemplo. ​

E agora, deu ou não deu ainda mais vontade de visitar a Europa? No nosso site temos diversas opções de pacotes para que você possa conhecer e identificar qual viagem combina mais com o seu estilo e o que está procurando! Além disso, nossos consultores estão disponíveis para te ajudar e orientar com todas as informações necessárias para a sua viagem!

E você que já conhece, qual a sua opinião?

Esperamos seu comentário! Vamos adorar conversar, trocar ideias e experiências!

Um abraço e até o próximo post!😊👋🏼

Compartilhe
Deixe seu Comentário
Comentários recentes
itamar theodoro de carvalho

Comentado em 05/09/2022

Muito boa estas informações p quem nunca saiu do Brasil como eu