Olá, pessoal! Sejam bem-vindos(as) ao blog da Otur!
Quando falamos de viagem internacional, a Europa costuma ser um dos destinos mais cobiçados pelos brasileiros e devido à sua extensão pode causar muitas dúvidas, ainda que não seja a primeira experiência de ida ao continente.
Composto por 50 países, é um dos seis continentes do mundo e também conhecida como Velho Continente ou Velho Mundo. Devido a sua diversidade de atrações e pontos turísticos, agrada a diferentes públicos e tipos de viajantes.
São muitas as possibilidades, e nesse post vamos indicar as principais informações, para que possa se planejar e aproveitar da melhor forma possível. Em caso de dúvidas, fique à vontade para nos perguntar. Boa leitura! 😉👓
📄 Documentos
Uma das dúvidas mais recorrentes sobre a ida para a Europa é sobre a documentação. Para te auxiliar, vamos mostrar aqui quais os documentos você precisará apresentar. Se não tiver todos em mãos, é hora de providenciar. Não esqueça de se atentar aos prazos! Lembramos que nem todos serão necessariamente solicitados, mas caso sejam, você precisará apresentá-los. São eles:
✍🏼 Acordo/Tratado de Schengen
Assinado em 14 de junho de 1985, é uma política de controle de fronteiras para regular a circulação das pessoas na Europa. Trata-se de um acordo em que não é necessário apresentar o passaporte para transitar entre os países que fazem parte dele. Os 26 países participantes do Acordo são:
Atenção! Essas orientações são válidas para a circulação de turistas, por até 90 dias, depois que já está em um desses países. Caso precise ficar por mais dias, o prazo pode ser estendido, desde que seja apresentada uma justificativa adequada. Nem todos os motivos são considerados justos, e normalmente são acrescidas apenas algumas semanas a mais do período inicial, nunca um período muito extenso.
Para o livre acesso, os documentos necessários são:
UPDATE! (março de 2023)
Essa informações valem até 2024. A partir do referido ano, brasileiros que desejam viajar para a Europa em um período de 90 dias (podendo se estender para até 180), precisarão apresentar uma permissão de viagem, o ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem).
É uma autorização eletrônica e o viajante deverá tê-la para visitar os países do Espaço Schengen, seja com o objetivo de turismo ou negócios. Esse parâmetro será adotado como medida de segurança, para identificar possíveis riscos e ameaças.
A autorização será emitida após preenchimento de um formulário, que solicitará algumas informações dos viajantes e estima-se que o ETIAS custará 7 euros, para pessoas que possuem acima de 18 anos.
O formulário será submetido de maneira online e a pessoa receberá a resposta por e-mail. Em caso de negativa, será possível recorrer ou ajustar o que for necessário e fazer nova tentativa.
Após a sua implementação, será necessário levar duas cópias da autorização, apresentar antes do embarque e carregar consigo durante toda a viagem.
Vale dizer que pessoas que já possuem o Visto Schengen, não precisam solicitar o ETIAS, mas é importante se atentar à data de validade do visto.
🚗 Transporte
Quando se está na Europa, é muito tranquilo viajar de um país para o outro. Isso acontece porque: facilidade nas fronteiras, os países estão a uma curta distância um do outro e o transporte público é muito eficiente, com muitos aeroportos e trens de boa qualidade!
Além das opções de transporte público, também há a opção de alugar um carro. Esse é um tipo de viagem que muitos turistas preferem devido à liberdade de se locomoverem quando e onde quiserem. Para contribuir com essa modalidade, as estradas são muito bonitas e de muita qualidade.
Atenção para alguns detalhes desses meios de transporte:
💰 Dinheiro
O Euro é a moeda oficial da maioria dos países da União Europeia, mas em alguns países também podem ser utilizadas outras moedas, como: Libra Esterlina (Inglaterra), Coroa Sueca (Suécia) e Coroa Tcheca (República Tcheca).
Ao sair do Brasil, é mais indicado levar os euros que irá precisar, ou moedas como o Dólar ou a Libra. Com a desvalorização do real, fazer a troca em casas de câmbio costuma ser mais caro. Quando necessário, você conseguirá trocar facilmente pelas outras moedas utilizadas na Europa.
Algumas dicas para lidar com o dinheiro enquanto estiver viajando:
Há muitas dúvidas também sobre os gastos que serão feitos na Europa, mas isso varia muito de acordo com o estilo do turista e da viagem. Outros fatores que impactam na hora de planejar os custos, são as variações do câmbio e da temporada.
🍽 Alimentação
Cada país possui a sua particularidade, esteja disponível para as possibilidades existentes. Para te dar água na boca, algumas comidas típicas são:
Vale a pena experimentar e viver a gastronomia de cada lugar!
💬 Idioma
No continente Europeu há uma diversidade de idiomas falados, de acordo com as línguas oficiais dos países: português, espanhol, francês, italiano, inglês, alemão, russo, búlgaro, basco, húngaro, finlandês e outros.
Em muitos locais, você conseguirá se comunicar em inglês com certa facilidade, mas lembre-se que não é a língua principal. Uma dica interessante é aprender ao menos as principais palavras e expressões do idioma local, para utilizá-los antes de tentar se comunicar em inglês.
☁ Clima
Um dos fatores determinantes na hora de escolher o período da viagem, é o clima no período desejado. O clima na Europa é predominantemente temperado, com variações de acordo com as estações e épocas do ano. As estações estão definidas da seguinte maneira:
De acordo com as considerações acima, é difícil dizer a melhor época para a viagem, pois varia de acordo com o desejo de cada um. Geralmente, os brasileiros preferem o verão ao inverno, mas o outono e a primavera também são épocas bem interessantes. Um ponto positivo é que são épocas de baixa temporada, então os preços podem estar melhores e os locais mais tranquilos.
Independente da estação escolhida, as paisagens são muito bonitas e com certeza a viagem será inesquecível!
📱 Telefone e internet
Vivemos em uma época que as pessoas estão sempre conectadas! Seja para postar nas redes sociais e compartilhar a viagem em tempo real, ou então para falar com as pessoas queridas e não as deixar sem notícias. Dessa forma, manter a conexão é uma preocupação que muitos possem antes de embarcar.
Então, para ter acesso à internet no celular enquanto estiver na Europa, há a opção de verificar com a sua operadora a possibilidade de fazer um plano internacional ou comprar um chip europeu, mas neste caso, é necessário que seu aparelho seja desbloqueado. Em algumas empresas, ainda há a possibilidade de comprar o chip com antecedência e receber em casa, no Brasil.
⚠ Dicas úteis
E agora, deu ou não deu ainda mais vontade de visitar a Europa? No nosso site temos diversas opções de pacotes para que você possa conhecer e identificar qual viagem combina mais com o seu estilo e o que está procurando! Além disso, nossos consultores estão disponíveis para te ajudar e orientar com todas as informações necessárias para a sua viagem!
E você que já conhece, qual a sua opinião?
Esperamos seu comentário! Vamos adorar conversar, trocar ideias e experiências!
Um abraço e até o próximo post!😊👋🏼
Comentado em 05/09/2022
Muito boa estas informações p quem nunca saiu do Brasil como eu